sexta-feira, 2 de outubro de 2015

SEMANA DA INCLUSÃO: 21 a 25/09/2015

SEMANA DA INCLUSÃO: 21 a 25/09/2015
Entendemos que inclusão escolar é o processo de acolher todas as pessoas, garantindo o direito de todos a aprendizagem. A Semana da Inclusão vem ao encontro de possibilitar momentos onde olhamos para o outro, além de suas dificuldades, instigando o nosso olhar para as habilidades e potencialidades que cada um traz consigo.

Ao encontro deste pensamento, convidamos Sidnei Pavesi para visitar nossa escola e conversar com os alunos sobre algumas de suas vivências. Sidnei nos apresentou Braille, seu cão-guia. Orientou os alunos e professores a respeito das funções de um cão-guia para a pessoa com deficiência visual e o quanto este pode auxiliar em sua autonomia.

















Durante a semana, algumas turmas participaram de uma dinâmica utilizando uma bengala, emprestada também pelo nosso colega Sidnei. Orientamos os alunos como guiar uma pessoa com deficiência visual porém, lembrando sempre que quando oferecermos este auxílio, precisamos questionar a pessoa como ela quer ser guiada.
Algumas turmas ouviram a história da Turma da Mônica, chamada “Que dia”, com autodescrição. No final do desenho, avaliamos a necessidade da autodescrição.



A Escola de Educação Básica João Hassmann nos emprestou uma cadeira de rodas para realizarmos atividades com algumas turmas de nossa escola. Com o uso da cadeira de rodas avaliamos as adaptações existentes em nossa escola que auxiliam no dia-a-dia de uma pessoa com alguma deficiência física.

        Convidamos também para vir em nossa escola Aline Massarelli. Aline conversou com os alunos do período matutino. Falou sobre suas vivências quando frequentou a escola de ensino regular, suas vivências atuais: no trabalho n o esporte. Incentivou os alunos a praticar esportes. Falou também de sua banda favorita, de sua família e amigos. 


          Aline mostrou suas medalhas conquistas em campeonatos de natação.


No dia 24/09/2015, no período vespertino, o professor Norberto Huber organizou uma atividade com todos os alunos e professores da escola. De mãos dadas, formamos três círculos. O professor falou um pouco sobre o processo de inclusão em nossa escola e, convidou a professora da Sala Multifuncional para responder algumas perguntas realizadas pelos alunos do 8º ano, período vespertino, que pudessem auxiliar na melhor compreensão do funcionamento do AEE – Atendimento Educacional Especializado.



             Os professores mostraram-se bastante envolvidos com a Semana da Inclusão, realizando histórias e conversas também em suas salas de aula.
            Avaliamos que as vivências, conversas e reflexões que aconteceram nesta semana foram significativas para o desenvolvimento de todos os alunos e também profissionais de nossa escola. A informação é a ferramenta fundamental para eliminar qualquer preconceito.

Um comentário:

  1. Boa tarde com as Graças e Bênçãos de Deus!

    A Escola de Ensino Fundamental Professora Georgina de Carvalho Ramos da Luz é uma Instituição de ensino aberta à todas as inclusões e realiza um trabalho pedagógico diferenciado junto a estes estudantes no contra-turno e possui educadores sociais no ensino regular. O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas e, articulado com a proposta da escola regular com suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino regular otimizado pela Professora Clarice Kohler. * Parabéns pelo trabalho! Para mim, professor de Geografia, trabalhar ... interagir com estes estudantes é um constante desafio e aperfeiçoamento. * Abraço! Att Norberto Huber - Professor de Geografia do sexto ano ao nono ano.

    ResponderExcluir