quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Saida de Estudos - Ciências

No dia 03 de setembro os alunos do sétimo ano realizaram uma saída de estudos para São José e Florianópolis.
A saída de como objetivo principal conhecer a Ambiental Escola do Mar, situada no município de São José. O diferencial desta escola é que a estrutura física é um barco, sendo assim, a aula é ministrada dentro da embarcação.
Além de conhecer o ecossistema marinho o grupo pode refletir sobre as ações humanas que tanto degradam a natureza. 







O almoço aconteceu na praia da Joaquina e é claro aproveitamos a oportunidade para "surfar na areia" e conhecer um pouco da restinga (vegetação característica do litoral). =)




Para encerrar visitamos o Projeto Tamar e assim refletimos sobre a importância de conservar os oceanos e a restinga - essencial para que ocorra a desova.



E para não ficarmos apenas na teoria, adotamos canecas que foram utilizadas durante toda a saída, evitando o uso de copos plásticos.



Profa. Luana Holetz

Fabricação Iogurte

As turmas do sexto ano, na disciplina de ciências, ao estudarem o Reino Monera - das bactérias, puderam observar que muitas espécies desse ser vivo são benéficas. Além de fazerem parte do sistema digestório humano, ajudando na digestão, algumas bactérias são utilizadas na indústria alimentícia, como por exemplo, na fabricação de iogurte.
Para comprovar, os alunos fabricaram iogurte seguindo a receita abaixo:

1L de leite morno
1 pt pequeno de iogurte natural
Essência de morango e coco
Coco ralado
Corante rosa

Após amornar o leite colocar um pote de iogurte natural (no iogurte temos as bactérias) e mexer. Deixar em repouso por 24h no pote fechado e embrulhado com uma toalha.
No dia seguinte dividir o leite (que agora já será iogurte) em dois potes para fazer os sabores utilizando a essência. No de coco acrescenta-se coco ralado e no de morango corante rosa.







Porque o leite fervido, misturado ao iogurte, virou também iogurte?

As bactérias benéficas Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus são as responsáveis por tal “transformação”, uma vez que se reproduziram em razão das ótimas condições de temperatura (+-40ºC) e disponibilidade de alimento. Estas se alimentaram da lactose presente no leite, eliminando ácido lático – responsável pela transformação propriamente dita e se reproduzindo assexuadamente.

Assim, o iogurte , possui as mesmas substâncias do leite, mas com uma proporção menor de lactose. Estes organismos, uma vez ingeridos, acidificam o intestino, impedindo a reprodução e superpopulação de bactérias nocivas e facilitam a absorção de nutrientes pelo órgão.








Profa. Luana Holetz

Referência:
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/as-bacterias-bem-fazendo-iogurte.htm

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Mostra de Trabalhos 1o Ano



A Mostra de Trabalhos Interna da Escola Georgina foi um sucesso. Toda a escola se mobilizou para apresentar lindos e significativos trabalhos realizados durante todo o ano e as turmas do 1° ano também participaram, apresentando seus projetos de dobraduras, releitura de contos, cadernos de receita, livro de animais entre outros livros produzidos na escola. Além disso, fizeram uma linda apresentação de dança, com a música Aquarela, de Toquinho.
Confira as fotos!

Professora Adriana Fischer Ribeiro









Visita ao Horto Florestal

Para comemorar o dia da árvore, os alunos do 1º ano, da escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz, juntamente com a professora Adriana Fischer Ribeiro, realizaram um passeio de estudos ao Horto Florestal de Brusque, que orientados pelo professor Maurício, puderam conhecer várias sementes, entender como acontece a semeadura de plantas, além de conhecer várias espécies de flores, frutas, legumes e árvores.
Com este passeio, as crianças puderam refletir sobre a importância das plantas e os cuidados que todos devem ter para protegê-las.